terça-feira, 28 de junho de 2016

#Fim-de-semana

Venho tarde, mas vou falar não deste último fim-de-semana, mas no anterior, dia 18 e 19 de Junho. 
Nesses dias, a cidade da Praia acolheu a 7ª edição Porfesta, uma festa que comemora o dia 10 de Junho, dia de Portugal. E que bem que soube! Soube muuuito a Portugal!! A praça onde se realizou a festa estava cheia de barraquinhas com comida tipicamente portuguesa, entre bolinhos de bacalhau (e sabiam mesmo a bacalhau! Digo isto porque já provamos bolinhos de bacalhau que...não sabia a bacalhau), francesinhas, bifanas, pão com chouriço, sopa da pedra, enfim..imensos pratos que fazem lembrar o meu País. 
No entanto, este convívio tem como objetivo a promoção da gastronomia e cultura portuguesa. Objetivo cumprido, creio eu! Pelo menos, deu-se o convívio entre portugueses e cabo-verdianos!
Nestes dias, houve também a atuação de dois artistas: Zé Perdigão (que já tínhamos assistido) e António Zambujo.
Foram dois dias com cheirinho a São João, sardinhas assadas e com muito Portugal à mistura! 

Nunca uma bifana me soube tão bem!
Supostamente, este fim-de-semana íamos para a Ilha da Boavista, mas decidimos adiar a viagem porque no dia 2 e 3 temos um mega festival aqui na Praia, o Badja ku Sol (Baila com o Sol). Dizem, por aqui, que é o maior festival da Ilha de Santiago, por isso não podíamos faltar! Para além do mais, vão imensos artistas conhecidos e muito bons! :)
Boa semana!! Beijinhos sabi!
PS: Faltam menos de dois meses para poder ir para esse calor de Portugal! Já está pior do que aqui! Aqui continua nos 32º no mááááximo! (já chegou aos 35º, mas só um dia)


quinta-feira, 16 de junho de 2016

#Ilha do Sal

Perdoem-me a ausência! Estive a recuperar dos dias maravilhosos na Ilha do Sal! Estou a brincar.. Estive só à espera das fotografias que se tirou debaixo da água, quando fizemos snorkeling, para meter inveja dos peixinhos que eu vi!

Como já tinha dito aqui, este fim-de-semana fomos para o ClubHotel Riu Garopa, um resort todo lindão! 
Foram dois dias e meio maravilhosos e recomendo tanto tanto!! 
Não foi caro! Dado que fomos em regime de 'tudo incluído', até acho que foi bastante acessível. Tínhamos acesso a tudooo! Duas piscinas de água doce, um ginásio, jacuzzi, sauna, terraço-solário, um centro wellness, programas de animação, como ténis de mesa, voleibol, hidroginástica, tiro, centro de desporto, caiaque, snorkel e bodyboard, e um Pachazinho ali no meio dos dois resorts. 
E, como não podia faltar, comida, comida everywhere! Restaurantes temáticos e restaurantes buffet. Não vos vou mostrar as fotografias da comida, senão vão querer ir para lá já hoje e eu não quero ser responsável pelos vossos atos irresponsáveis. Mostro só esta porque o empregado disse 'tire-me uma fotografia' e eu pronto, lá fiz a vontade. Está todo janota!
 E mostro esta... (foi muito difícil descobrir como se comia isto sem sujar a toalha e sujar-me a mim mesma).
O ClubHotel Riu Garopa e o ClubHotel Riu Funana  formam um resort que partilha muitas instalações e atividades. Ambos desfrutam de uma localização na costa o que permite escolher entre praia e piscina sem termos que andar muito.

Foi a terceira ilha que visitamos, e a ilha que eu tirei menos fotografias! Sabe-se lá porquê, não é?
Só tenho a dizer maravilhas! Do serviço, dos empregados, do espaço lindo e sempre limpo, um espetáculo! 
Ah pois!! Podíamo-nos sentar nos banquinhos que tinham dentro da piscina e beber um suminho!
Na sexta-feira e no sábado dividimos o nosso tempo em piscina-restaurante-piscina. Aproveitamos uma aulinha de hidroginástica lá na piscina, que foi muiiito divertida! E à noite fomos a um dos locais onde faziam os espetáculos, como karaoke, música ao vivo, dança, etc, e depois fomos ao Pacha, um sítio minúsculo mas com boa música e pessoas tranquilas! 
 No domingo fomos fazer snorkeling, uma prática desportiva de mergulho em águas rasas. Usamos apenas uma máscara, um tubo de aproximadamente 40 centímetros para respirar sob a água e barbatanas. Não tirei uma fotografia a mim mesma porque (in)felizmente não levei telemóvel, mas ficava gira gira! (não!)
Foi uma experiência tãão boa! Inicialmente estava com um bocado de receio, porque não sabia como respirar naquele tubo. Não sabia como tinha de controlar a respiração e tinha receio que entrasse água por todos os lados e morresse afogada. Estou a brincar! :) 
Vi baleias, vi tartarugas, vi peixes de todas as formas e cores, vi o que restou de barcos, vi uma caldeira enoooorme e inteira de um navio que ali se afundou. Confesso que assusta!


Uhhh, em Cabo Verde também há um Cristo debaixo da água! 

E pronto, já posso riscar a Ilha do Sal das ilhas a visitar! Daqui a duas semanas vamos à Ilha da Boavista, mas desta vez vamos 4 dias! (também temos feriados, está bem?)
Podem dizer que sou uma sortuda. Sou mesmo! E sinto-me tão realizada, tão feliz!! 
Mas olhem, já fiz convite a muuuita gente. Quem não vem é porque não quer! :)

Beijinhoooos cabo verdianos!

terça-feira, 7 de junho de 2016

#Fim-de-semana

Tenho andado ausente, eu sei. Mas não há grandes novidades por aqui! 
Este fim-de-semana foi a feira do Ambiente e eu e a Sofia Lima fomos lá dar um saltinho, dado que somos voluntárias da Associação dos Bons Amigos, uma associação de cães e gatos com o objetivo de os castrar e cuidar deles, e essa associação estava lá também de forma a sensibilizar algumas pessoas e para essas pessoas saberem da existência desta organização sem fins lucrativos. 
No sábado de manhã fomos para a Associação ajudar naquilo que podíamos. Fez-se de tudo um pouco. Desde a remoção de carraças, a desparatização, vacinação...
Cabo Verde funciona de uma maneira muito estranha em relação aos cães e gatos. É revoltante! Aqui há imensos cães e há pessoas que olham para eles como uma infestação que nunca mais acaba. E a câmara da Praia decide que a melhor maneira de acabar com isso é o envenenamento dos animais. 
Por isso, esta Associação tem como objetivo primordial a castração dos mesmos, de forma a que não se possam reproduzir e que haja uma diminuição da população canina. Agem de forma gratuita e vivem de pequenos donativos, de forma a cobrir os gastos com alguns medicamentos como o antibiótico.
Nós tentamos ajudar naquilo que podemos, nem que seja fazer festinhas aos canitos! 

E pronto, este foi o meu fim-de-semana, dedicado ao voluntariado! 
Na sexta-feira lá partimos para a Ilha do Sal!! Mal posso!! :D