Na sua travessia atlântica a paragem do Navio-Escola Sagres na Cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, foi a primeira de três paragem antes de chegar ao Rio de Janeiro.
Neste navio, estava a bordo a atleta olímpica Joana, que irá representar o País na modalidade de Vela.
E, mais uma vez, foi bom pisar território português.
Para quem não sabe, este navio já tem imensos anos! Foi construído em 1937 e pertencia à Marinha Alemã. Entretanto, encalhou numa mina e lá ficou durante algum tempo, tendo sido entregue aos EUA e depois vendido ao Brasil, em 1948.
Em 1961, Portugal compra-o de forma a substituir o antigo navio-escola que já estava envelhecido, e no ano seguinte é içada, pela primeira vez, a bandeira Nacional.
Nós tivemos a possibilidade de visitar o interior do navio, mais concretamente a sala do comandante e a sala de estar/jantar dos oficiais, mas infelizmente não nos permitiram tirar fotografias.
Este é o navio com mais trabalho manual do que se possa imaginar. Apesar de possuir mais tecnologia, continua a ser um navio que funciona à base da mão humana. Possuem ainda bússolas daquelas antiiiigas e imensos aparelhos ainda antigos. Mas eles lá dão conta do recado.
Sem comentários:
Enviar um comentário