segunda-feira, 7 de março de 2016

#descobrindo Cidade Velha!

Hoje acordamos às 12h! Já não dormia 9h seguidas desde que saí de Portugal!
Vamos à Cidade Velha, a primeira cidade construída pelos europeus e primeira capital do arquipélago! Era conhecida como Ribeira Grande. 
Nós apanhamos um autocarro. Como já falei aqui dos transportes, escusado será dizer que estivemos cerca de 30min à espera que o autocarro chegasse porque não há horários!  
Mas entretanto chegou e nós lá entramos. A vista durante o caminho é espetacular! Podemos observar sempre o mar durante quase todo o caminho.


A Cidade Velha já foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em 2009. E consegue perceber-se o porquê.
Foi porto de escala de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, na sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, e Cristóvão Colombo, na sua terceira viagem para as Américas.


Mini-mercearia na rua. Tudo muito tradicional!

  
Entramos na zona de restaurantes, repleto de turistas. Imensos turistas! Foi difícil decidirmos onde almoçar dado que estava tudo cheio de gente, mas optamos por almoçar num restaurante de um senhor português. Já tínhamos ouvido falar deste restaurante.O objetivo era comer um peixe fresquinho, mas quando lá chegamos, o peixe já tinha acabado. Aqui não é como Portugal que há peixe para todas as pessoas. Aqui depende dos pescadores e daquilo que pescam. Hoje tivemos azar. Mas vamos voltar cá para provar o peixe!


Depois de almoçarmos...pizza, porque era a única coisa que tinham, fomos descobrir um pouco mais desta antiga capital da ilha de Santiago.














A Ribeira Grande foi capital até 1769. Após vários ataques de piratas e corsários, que danificaram a Sé Catedral da cidade (imagem abaixo) e o Convento de São Francisco, que servia como local de culto e formação, a capital de Cabo Verde passou a ser Praia.

De tantas igrejas construídas, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga igreja colonial do mundo, foi a única que se manteve. A rua que conduz à igreja, foi a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos.


A partir do momento que a Ribeira Grande deixa de ser capital, começa a entrar numa decadência e progressiva ruína.
As outras igrejas foram-se degradando ao longo do tempo. A imagem abaixo são as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Conceição.


No século XX, a população vinda do interior, começa a reconstruir habitações simples sob as fundações dos desaparecidos edifícios.
Os edifícios eram construídos em alvenaria de pedra e cobertura em folhas de coqueiro, reaproveitando cantarias dos antigos monumentos.


A 120 metros de altura, o Forte Real de São Filipe domina a cidade. Este forte servia para defender a cidade dos ataques de piratas e corsários.

 

Estava imenso calor hoje! Saímos da, agora conhecida Cidade Velha e fomos dar um mergulho à praia de Quebra Canela.

1 comentário:

  1. Muito bem!
    Um blog que nos dá a conhecer, não só o dia a dia de uma aventureira, como também factos da História de Cabo Verde!
    Beijos.

    ResponderEliminar