quinta-feira, 17 de março de 2016

Sextiiinhaaaa!

Eles por cá chamam a quinta-feira de sextinha. São tão ansiosos pelo fim-de-semana que quando chega a quinta-feira dizem "hoje é sextinha"! Mas dizem com o sotaque crioulo que torna a coisa beeeem mais engraçada. 
E aqui pela empresa já me andam a 'obrigar' a aprender crioulo. Mas não consigo! Acho mesmo muito difícil! Já lhes disse que parece que falam uma mistura de francês com alemão e brasileiro pelo meio, e eles riem-se como se não houvesse amanhã. Mas já os cumprimento em crioulo!! Sou sempre a primeira a chegar ao escritório (muito pontual, sim!) e quando chegam, eu digo "então? Tud dret?" (tud dret significa 'tudo bem?' ou 'como estás?') e eles acham imensa piada e dizem "Muito bem Mariana, vais sair daqui a falar crioulo como se fosses uma local!". Mas isso não vai acontecer, não consigo mesmo entender! Só algumas palavras e as básicas! E banana em crioulo? Vocês não imaginam o que já nos rimos lá em casa com o sotaque da banana! Banááááána! É hilariante!
Aprendam lá um bocadinho também:

Ka tem---não temos ,não há.
Sabura---bom,saboroso.
morabeza---bem receber em cabo verde.
cábu berdi é sábi---cabo verde é bom.
nu sata bai---vamos andando.
hora di bai---despedida,partida,hora de partida.
bu kré---queres,o que queres.
kel é bu nómi---como te chamas.
kant`óra bu teni---que horas são.
nós terra---cabo verde nossa terra. .
nha cretcheu---amada/o,querida/o,namorada/o.
sodade---saudades.
ti na vólta---até ao teu regresso.
kanto ki ta custa---quanto custa.
sta tcheu bentu oxi---está muito vento hoje.
kal ki bu gosta mas---qual queres,qual preferes.
pontchi---bebida doce feita com grogue.
grogue---aguardente de cana de açucar
catchupa---comida típica com milho, feijão e carnes ou peixe.
bu é sábi---és uma gata.
n`cre bu tcheu---amo-te 

Agora expliquem-me... Como raio vou aprender a dizer uma frase completa em crioulo se estas palavras ou mini-frases já são super difíceis de pronunciar? 

Adiante... Na segunda-feira fomos ao cinema. Aqui ainda há aquelas cortinas e por trás delas fica o ecrã. Chegamos lá e foi "onde está o ecrã?" e depois as cortinas lá abriram e surgiu o ecrã. A qualidade é boa, não pensem que isto é o fim do mundo! Qualidade boa, som bom, fiquei surpreendida! Fomos na segunda-feira porque o preço é mais baixo. 300 cve, cerca de 2,70€ e um pacote médio de pipocas 100 cve, ou seja, 1€ aprox. Muito barato!

Posso falar-vos das baratas chatas que não desaparecem nem por nada deste mundo?
Limpamos todos os armários, com lixívia, limpamos tuuudo, canto a canto! Baratas? Mil! 
Recorremos a um pó que dizem ser eficaz. Espalhamos esse pó pelas beirinhas das paredes. Quartos, casas-de-banho, cozinha (que é para onde elas adoram ir)... Resultado: as marotas de dia não aparecem. De noite fazem da cozinha uma discoteca!! Andam para lá nos armários e tudo o resto! Nem o pó faz com que elas parem! Agora já aparecem mortas com as patitas para cima e a tentarem sobreviver. 
Mas ainda assim, temos tudo altamente fechado! Não há cá embalagens semi-abertas! Tudo fechadinho e dentro de sacos para não terem hipótese de tentar entrar sequer! 
Nunca vi tanta barata na minha vida. Isto é um teste de sobrevivência para mim!! Vá lá que ao menos não vi nenhuma no meu quarto senão...não dormia lá nos próximos 4 dias!

Desculpem lá o texto enorme, não há imagens hoje, ohhh! Mas dei-vos uma aulinha grátis de crioulo, não se queixem!








1 comentário:

  1. Baratas???
    Mariana, a falar de ba-ra-tas com essa calma toda???
    Têm que descobrir por onde elas entram... buracos por baixo dos armários, daqueles por onde passam as canalizações, os esgotos das máquinas,... qualquer abertura que possa haver e tapá-la muito bem com papeis ou panos. Só assim se consegue acabar com elas. O pozinho mata-as, mas não as impede de aparecer... Experimentem ver os buraquinhos, a sério...
    Beijinhios.

    ResponderEliminar